Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/tenismais/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Tênis +

Suplementos: as crianças podem usar?

A prática de exercícios físicos regulares tem sido bastante evidenciada como uma ótima estratégia para a manutenção da saúde e para a prevenção de doenças, desde a infância até a senilidade. Quando o assunto são os pequenos, apesar dos números crescentes de crianças com excesso de peso ou obesidade, sua participação em esportes e exercícios regulares também aumenta. Hoje é comum encontrar crianças envolvidas em atividades que vão desde o treinamento físico até a competição atlética.
E fica a dúvida: crianças fisicamente ativas têm necessidade de utilizar suplementos alimentares? Antes de mais nada, é importante que os pais saibam que a literatura sugere que o período máximo de treinamento físico infantil deve compreender de 15 a 18 horas por semana, para que sejam evitados quaisquer comprometimentos no crescimento do indivíduo.

Sobre a suplementação esportiva, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é bem clara quanto ao público a que se direciona esse tipo de produtos: os atletas! E quem são os atletas? São pessoas que praticam exercícios físicos com especialização e desempenho máximos com o objetivo de participar em esporte com esforço muscular intenso. Os suplementos servem para auxiliá-los a atender suas necessidades específicas e auxiliar no desempenho do exercício

Ou seja: uma criança fisicamente ativa, não atleta, provavelmente não precisará de nenhum tipo de suplementação esportiva, pois uma dieta balanceada e diversificada já é suficiente para atender às suas necessidades!
Para crianças atletas, a alimentação e a hidratação precisam ser mais bem acompanhadas e controladas, até porque os pequenos são um importante grupo de risco para a desidratação. As crianças apresentam um sistema termorregulatório menos eficiente, menos água corporal total e mecanismo da sede inferior, quando comparadas a adultos. Sendo assim, os pequenos atletas podem acabar precisando de reposição hidroeletrolítica, principalmente aqueles que praticam esportes de mais longa duração e que residem (e treinam) em locais de clima tropical, como o Brasil.

Isso se deve ao fato de que indivíduos que participam de programas esportivos em regiões de clima tropical podem desenvolver hipertermia e um estado crônico de desidratação se não houver reposição hídrica adequada! E prevenir tal situação nos nossos pimpolhos é infinitamente melhor do que remediar, certo? Tudo é uma questão de avaliar cada caso, separadamente!
Para os pais que se pegaram preocupados com essas informações, não se preocupem! Criança fisicamente ativa é criança saudável! Por isso, incentivem seus filhos a praticarem esportes e a brincarem. Essa fase da vida é maravilhosa e deve ser bem aproveitada.
Apenas lembrem-se que elas também precisam de um bom e responsável acompanhamento nutricional para se manterem com bem-estar, crescendo e se desenvolvendo em sua integralidade! E se divertindo, é claro — afinal, elas são crianças e precisam disso!

Fonte das fotos: RefJur e Getty Images.

 

18 de julho de 2017 | Categoria: Saúde, Treinamento

Veja também