3 motivos para crianças fazerem aulas de tênis

Se você está buscando definir qual atividade física seu filho deve praticar, considere o tênis com carinho. Jogar tênis é um esporte tanto físico como mental, sendo excelente para desenvolver as crianças nos aspectos fisiológicos e psicológicos.

1. Tênis é bom para o corpo

A etapa formativa, compreendida pelo período de 5 a 10 anos, é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, pois é a melhor idade para o incremento da coordenação e aquisição de habilidades motoras complexas. Crianças que têm a possibilidade de participar sistematicamente de jogos e atividades esportivas durante esse período da vida acabam levando grande vantagem sobre aquelas que não possuem as mesmas oportunidades.
O tênis, em particular, é excelente para o desenvolvimento da coordenação mão-olho, do controle motor grosso (através da movimentação em quadra e das rebatidas), do controle motor fino (através de jogadas mais precisas, como curtinhas e voleios), do equilíbrio e da coordenação, ao mesmo tempo em que ajuda no processo de construção da aceleração, da velocidade, da força dos membros inferiores, da agilidade e da flexibilidade. O tênis também promove uma série de benefícios para a saúde, como o ganho de massa e densidade óssea e o fortalecimento do sistema imunológico.

2. Tênis é bom para vida

Do ponto de vista psicológico, crianças que praticam tênis desenvolvem habilidades e estratégias que também irão beneficiá-las na vida fora da quadra.
Para jogar tênis, elas contam apenas consigo mesmas, e com frequência devem ser responsáveis pela arbitragem de seus próprios jogos durante as competições; assim, as crianças aprendem a aceitar a responsabilidade por suas ações, decisões e erros e podem começar a gerenciar melhor essas situações. Devem aprender a responder rapidamente à adversidade, se adaptar a diferentes situações e ambientes e a lidar com o estresse, que aparece com frequência durante os momentos difíceis do jogo. Tanto durante as aulas como durante os torneios, o tênis ajuda no desenvolvimento de habilidades estratégicas e de solução de problemas, ao mesmo tempo em que forja valores como ética, disciplina e fair play.

3. Tênis é bom para aprender a trabalhar em grupo

Através dos jogos em duplas, ou mesmo durante as aulas de tênis coletivas (obrigatórias para crianças!), a modalidade se torna também uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação antes, depois e durante aulas e jogos!

Posted in Para os Pais and tagged .

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *