8 dicas para aprender tênis

1. Escolha um excelente professor

Esse é o principal desafio para quem pretende se iniciar no tênis. Um excelente professor vai organizar e acelerar o processo de aprendizagem e propor situações progressivas e desafiadoras, fazendo com que o novo jogador se sinta mais motivado e competente a cada aula. É importante buscar informações sobre o nível de qualificação profissional do professor: O treinador possui título de graduação? Pós-graduação? Alguma entidade fornece credibilidade sobre a sua formação profissional (Ex.: Trans-Faire Brasil, Confederação Brasileira de Tênis, International Tennis Federation)?

 

2. Utilização das bolas “play and stay”

Os estágios de aprendizagem seguem uma lógica na dificuldade das tarefas desenvolvidas. Para promover o jogo e acelerar a aprendizagem desde o primeiro momento, é imperativo a utilização das bolas “play and stay” (cujas cores vermelha, laranja e verde as diferenciam pela velocidade). São bolas com pressão mais baixa, orientadas para o aprendizado progressivo do aluno. Esse material vai proporcionar um quique mais baixo, maior controle de bola e um ritmo de jogo mais adequado para o iniciante.

 

3. Desafie-se progressivamente

Deve-se ter em mente que não é possível dominar todos os conteúdos do tênis em apenas um dia, um mês ou um ano. Ao contrário, compreenda a sua evolução de modo mais objetivo. Por exemplo: compare quantas bolas você consegue trocar hoje e após um mês de treino, tente dominar mais fases da técnica de algum golpe em particular, etc. É muito mais interessante e prazeroso entender a somatória de competências que serão adicionadas ao longo da aprendizagem.

 

4. Utilize o paredão

O paredão é um instrumento extremamente interessante e importante para a aprendizagem do tênis por uma excelente razão: a parede proporciona muito volume de repetições e isto é uma vantagem muito grande para consolidar os padrões de movimentos que estão sendo aprendidos.

 

5. Faça parte de um time

Estar inserido em um grupo com outros jogadores é algo muito enriquecedor para o desenvolvimento no tênis. O time vai motivar e estimular a interação entre os participantes, proporcionando muita variabilidade durante as aulas. Afinal, jogar com o professor é totalmente diferente de jogar com um jogador do mesmo nível, vocês não acham? Certamente o desafio é bem maior.

 

6. Aprenda o significado do jogo (por que fazer?) e depois a técnica (como fazer?)

Saber o contexto em que se está aprendendo determinada tarefa será, sem dúvida, um diferencial para quem pratica o tênis; então, quando estiver aprendendo algo, pergunte a si mesmo e também para o seu professor: Afinal, pra que isto serve? Qual o seu significado tático? Com essas perguntas em mente, busque as ferramentas que irão ajudá-lo a resolver os problemas do jogo.

 

7. Busque informações extraquadra

Não fique restrito ao ambiente das aulas. Assista partidas na televisão, leia revistas especializadas, livros, pergunte sobre bons sites e fóruns onde os tenistas compartilham informação de qualidade.

 

8. Material adequado

Converse com seu professor, informe-se sobre bons lojistas e todo o material necessário e adequado para iniciar o aprendizado (a raquete do seu ídolo pode não ser a melhor opção para começar a praticar). E, além disso, procure o calçado e as roupas esportivas apropriados para iniciar com conforto e segurança.

28 de abril de 2016 | Categoria: Novidades, Tênis

Veja também