Quem joga tênis aprende a… Focar no que importa

Jogar tênis exige foco e concentração. Imagine a seguinte situação: você está prestes a sacar. É match point a favor de seu adversário. Vamos pensar em alguns possíveis estímulos externos e internos que atrapalhariam seu melhor desempenho no ponto a ser jogado:

  • sons vindos de um jogo na quadra ao lado;
  • presença de amigos e familiares na arquibancada, fato que provoca pressão em você por não querer desapontá-los;
  • lembrança da dupla-falta que você cometeu no início do set;
  • seu adversário saltitando enquanto aguarda seu saque, fato que te desconcentra.

Todos os estímulos citados acima atuam para te distrair e desviar seu foco daquilo que é realmente importante no momento. E o que seria realmente importante? Onde deveria estar seu foco nessa situação?O tenista precisa sempre ocupar sua cabeça com o momento presente; focar sua atenção nas coisas sobre as quais exerce controle, em vez de pensar no resultado do que está para acontecer.
Não podemos controlar os movimentos e barulhos do mundo ao nosso redor; não podemos controlar opiniões alheias; não temos controle sobre as atitudes de nossos adversários.
Quem joga tênis precisar desenvolver o autocontrole mental frente aos diversos estímulos que se apresentam a todo momento. Mas sabemos que focar no momento presente é um grande desafio: Como não pensar no placar? Como manter o foco sobre cada ponto e não se distrair com todos os estímulos à nossa volta?

Uma mente focada exige treinamento, tanto quanto preparo físico. Varrer da mente todas as distrações em pensamento, principalmente nas situações importantes, é uma valorosa habilidade, que pode ser aprendida e desenvolvida, por adultos e crianças.
Percebo que as crianças têm mais facilidade em acessar esse foco no momento presente do que os adultos. E percebo também que nós, adultos, estamos sempre distraindo as crianças, por razões que nos são convenientes. Às vezes, por exemplo, ficar quarenta minutos catando pedrinhas no jardim e as atirando no gramado pode não ser muito interessante para um adulto, que frente a uma situação dessas já propõe à criança: “vamos lá, brincar no balanço!”

Vivemos uma época em que somos diariamente bombardeados por diversos estímulos externos, que apelam a todos os nossos sentidos: a xícara de café pela manhã (ou o leite achocolatado cheio de açúcar para as crianças); as notificações das redes sociais nos smartphones; as chamadas de notícias e os intervalos comerciais nos canais de TV. Tudo à nossa volta nos seduz e nos distrai. E, conforme o tempo passa, mais nos acostumamos e nos tornamos “dependentes” de tais estímulos e seduções.

Jogar tênis exige um afastamento dessas distrações; e uma ótima oportunidade de experimentarmos o poder de uma mente focada no presente. Algo de muito valor, tanto para adultos quanto para crianças.

10 de maio de 2016 | Categoria: Tênis, Treinamento

Veja também