instagram-feed
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/tenismais/www/wp-includes/functions.php on line 61141. Escolha um excelente professor
Esse é o principal desafio para quem pretende se iniciar no tênis. Um excelente professor vai organizar e acelerar o processo de aprendizagem e propor situações progressivas e desafiadoras, fazendo com que o novo jogador se sinta mais motivado e competente a cada aula. É importante buscar informações sobre o nível de qualificação profissional do professor: O treinador possui título de graduação? Pós-graduação? Alguma entidade fornece credibilidade sobre a sua formação profissional (Ex.: Trans-Faire Brasil, Confederação Brasileira de Tênis, International Tennis Federation)?
2. Utilização das bolas “play and stay”
Os estágios de aprendizagem seguem uma lógica na dificuldade das tarefas desenvolvidas. Para promover o jogo e acelerar a aprendizagem desde o primeiro momento, é imperativo a utilização das bolas “play and stay” (cujas cores vermelha, laranja e verde as diferenciam pela velocidade). São bolas com pressão mais baixa, orientadas para o aprendizado progressivo do aluno. Esse material vai proporcionar um quique mais baixo, maior controle de bola e um ritmo de jogo mais adequado para o iniciante.
3. Desafie-se progressivamente
Deve-se ter em mente que não é possível dominar todos os conteúdos do tênis em apenas um dia, um mês ou um ano. Ao contrário, compreenda a sua evolução de modo mais objetivo. Por exemplo: compare quantas bolas você consegue trocar hoje e após um mês de treino, tente dominar mais fases da técnica de algum golpe em particular, etc. É muito mais interessante e prazeroso entender a somatória de competências que serão adicionadas ao longo da aprendizagem.
4. Utilize o paredão
O paredão é um instrumento extremamente interessante e importante para a aprendizagem do tênis por uma excelente razão: a parede proporciona muito volume de repetições e isto é uma vantagem muito grande para consolidar os padrões de movimentos que estão sendo aprendidos.
5. Faça parte de um time
Estar inserido em um grupo com outros jogadores é algo muito enriquecedor para o desenvolvimento no tênis. O time vai motivar e estimular a interação entre os participantes, proporcionando muita variabilidade durante as aulas. Afinal, jogar com o professor é totalmente diferente de jogar com um jogador do mesmo nível, vocês não acham? Certamente o desafio é bem maior.
6. Aprenda o significado do jogo (por que fazer?) e depois a técnica (como fazer?)
Saber o contexto em que se está aprendendo determinada tarefa será, sem dúvida, um diferencial para quem pratica o tênis; então, quando estiver aprendendo algo, pergunte a si mesmo e também para o seu professor: Afinal, pra que isto serve? Qual o seu significado tático? Com essas perguntas em mente, busque as ferramentas que irão ajudá-lo a resolver os problemas do jogo.
7. Busque informações extraquadra
Não fique restrito ao ambiente das aulas. Assista partidas na televisão, leia revistas especializadas, livros, pergunte sobre bons sites e fóruns onde os tenistas compartilham informação de qualidade.
8. Material adequado
Converse com seu professor, informe-se sobre bons lojistas e todo o material necessário e adequado para iniciar o aprendizado (a raquete do seu ídolo pode não ser a melhor opção para começar a praticar). E, além disso, procure o calçado e as roupas esportivas apropriados para iniciar com conforto e segurança.