3 competências que seu filho desenvolve jogando tênis

Nos primeiros posts que escrevi aqui no blog falei sobre a importância da prática do tênis para o desenvolvimento emocional e de como esses personagens — o aluno/atleta, os pais e o técnico/professor — são importantes para viabilizar esse processo.
Agora, neste e nos próximos textos, escreverei a respeito de cada competência emocional, a importância disso no esporte e na vida e sobre como o tênis auxilia nesse contexto. Hoje começo com comprometimento, disciplina e responsabilidade.
Antes, preciso deixar claro o que significam esses três conceitos e como eles impactam no dia a dia. Comprometimento é a ação de assumir um compromisso com alguém ou alguma coisa. Para ter essa competência é necessário ter responsabilidade, que significa, por sua vez, responder positivamente através de atos algo que lhe foi confiado e assim cumpri-lo. Para cumpri-lo é necessário ter disciplina, que significa manter à risca uma série de regras e condutas orientadas para a realização de alguma tarefa.
Onde impactam essas competências no dia a dia? Em tudo! Quando somos crianças e adolescentes já temos algumas responsabilidades — como ir bem na escola e fazer algumas tarefas domésticas. Já adultos, assumimos mais responsabilidades, que incluem, além dos estudos, ter uma boa performance no trabalho; ter, sustentar e organizar a sua própria família e todos os desafios que isso engloba. Para vivermos bem e conseguirmos dar conta disso tudo, precisamos nos comprometer com aquilo que combinamos, ter responsabilidade para fazer as tarefas necessárias e ter disciplina para cumprir horários e deixar tudo organizado.
Essas competências são tão importantes que até Abílio Diniz, um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos, em artigo afirma que tais competências, juntamente com outras, são essenciais para sermos bem-sucedidos profissional e pessoalmente.
E como a prática do tênis pode me ajudar a desenvolver essas competências?
Ao longo desses anos, conversando com muitos pais e treinadores, algumas frases são constantemente citadas: “ele (o atleta) não tem comprometimento com o treino”; “ela não tem responsabilidade em arrumar a própria mochila”; “ele se atrasa”; “ela não sabe organizar seus horários, sempre dorme tarde e está atrasada com as lições da escola”; “ele fica no celular e não faz as coisas que tem para fazer”, entre outras reclamações.
Nesse sentido, os principais problemas são:

  • Organizar/cumprir horários (de escola, dormir, treinos e jogos, etc.)
  • Fazer o que foi orientado a fazer (pelos pais ou professor/técnico);
  • Manter suas próprias coisas arrumadas (mochila, roupa, estudo, alimentação, etc.);

No geral, o esporte já favorece um maior amadurecimento da criança e do adolescente comparado a crianças e adolescentes que não praticam. Por quê? As necessidades que o esporte impõe — superar limites, estabelecer metas, ter muitos compromissos a cumprir no dia, além da escola, abdicar do descanso e de passeios no final de semana para disputar torneios, alcançar e realizar certos objetivos — demandam disciplina pessoal e amadurecimento mais rápido.
E o tênis, onde fica? Abaixo, escrevo alguns comportamentos que estão intimamente ligados a disciplina, comprometimento e responsabilidade e que o tênis auxilia a desenvolver:

É importante lembrar que o aluno/atleta não aprende tudo isso sozinho, do dia para a noite. Pais e professores, não esqueçam que vocês também fazem parte do processo e devem estimular os atletas no sentido de adquirirem tais comportamentos no dia a dia, para que possam favorecer o desenvolvimento da disciplina, responsabilidade e comprometimento.
No próximo post, falarei a respeito da importância do autoconhecimento e da autocobrança! Até lá!

24 de agosto de 2016 | Categoria: Saúde, Tênis

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