Você já pensou em como estabelecer os seus objetivos, ou de seus alunos/atletas no decorrer da carreira no tênis? O objetivo deste texto é orientá-lo, de uma maneira simples e prática, a encontrar o propósito do seu tempo de dedicação ao esporte, ao longo do desenvolvimento do tenista.
O primeiro elemento que precisamos analisar para iniciar o processo de “estabelecimento de objetivos” é o momento do tenista. Durante o desenvolvimento do tênis, o indivíduo passa por etapas graduais em termos de dificuldades e exigências, que modelam e refinam o seu comportamento como praticante da modalidade. Cada etapa possui sua ênfase e os elementos apropriados que merecem maior atenção, tanto na perspectiva do tenista como na perspectiva da equipe interdisciplinar e, principalmente, da família.
A unidade de medida básica para obtermos referências do momento do tenista é a idade. Na literatura, inúmeros autores, de diferentes abordagens, estudam o desenvolvimento humano e as fases desse desenvolvimento. Bijou (1995), um autor da abordagem da Análise do Comportamento, caracteriza as fases do desenvolvimento humano por meio do aprendizado progressivo do organismo, do nascimento ao falecimento, ao longo do tempo e das experiências a que somos expostos nas diferentes fases do tempo da vida. Para o autor, “O desenvolvimento psicológico é caracterizado pelas progressivas mudanças nas interações comportamentais entre o indivíduo e as pessoas, objetos e eventos do seu ambiente” (Bijou, 1995, p. 12).