acf
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/tenismais/www/wp-includes/functions.php on line 6121instagram-feed
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/tenismais/www/wp-includes/functions.php on line 6121Olá! No post passado, falei a respeito da importância dos pais para o bom relacionamento do(a) filho(a) com o tênis, competitivo ou não. Na ocasião, outro importante personagem que mencionei foi o professor ou o técnico de tênis.
Se os pais são importantes para o bom desenvolvimento emocional do filho como um todo e para uma relação positiva e saudável com o tênis, o professor (ou técnico, caso seu filho decida pelo tênis competitivo) tem o papel essencial de guiar o tenista pelas diversas fases da prática esportiva.
Ao longo dos anos, já vi muitos professores estimularem a criança ou o adolescente de forma que ele, de um mero praticante de uma aula por semana, passa a amar o esporte, praticando todos os dias e aproveitando qualquer oportunidade para jogar aqueles “cinco minutinhos”. No entanto, já vi muitos alunos, inclusive adultos, ficarem sem motivação para ir às aulas, devido à falta de dinâmica nas atividades propostas (saiba a diferença entre aulas individuais e em grupo), ou a problemas na relação com seu professor.
Ou seja, o professor não é somente um replicador de atividades, mas sim um desenvolvedor de competências, talentos e aspirações. Quais atividades aplicar, em quais momentos e de quais formas — pensar sobre isso é fundamental para que o professor possa contribuir para a evolução adequada do tenista e aumentar sua motivação para a prática esportiva.
Se você é professor ou treinador, faça-se estas perguntas abaixo. A ideia é que possamos refletir sobre como está a nossa forma de trabalhar:
A partir desses questionamentos e também de artigos sobre liderança, listamos abaixo competências essenciais para um bom professor de tênis.
Pais de esportistas, se estão lendo este texto, façam também uma autoavaliação com tais pontos, pois a maioria dessas competências é válida a vocês também.
Já tinha pensado em tudo isso antes?