Tênis: você também pode jogar!

Quem não joga tênis e conhece alguém que seja apaixonado por esta modalidade deve até estranhar o quanto o tênis passa a ser presente e importante na vida de quem o pratica. São os adultos que têm como “sagrados” os momentos das aulas e dos desafios com os amigos, as crianças que mal podem esperar pela próxima aula com a turma do minitênis, os jovens que treinam intensivamente e disputam torneios, os senhores e senhoras que jogam cedinho no clube, os desafios em duplas, as horas de tênis assistidas na TV e tantos outros exemplos.
Apesar desta fascinante modalidade já ter conquistado milhões de pessoas em todo o mundo e milhares aqui no Brasil, ainda é desconhecida ou desconsiderada por outros tantos que teriam muitas alegrias e benefícios jogando tênis. E você, já pensou em começar a jogar tênis?
Na vida moderna, em que a quantidade de atividades e responsabilidades torna cada vez mais raros os momentos de lazer e de atividade física, começar a jogar tênis pode te trazer mais benefícios do que possa imaginar!

Este jogo diferente, em que o contato com a bola é realizado com a raquete, que tem nomes incomuns para pontuação, costumes e comportamentos particulares, rapidamente cativa quem o pratica. O tenista se descobre num grande desafio, que envolve mente e corpo, para fazer a bola passar por cima da rede e cair dentro da quadra do adversário, para chegar a tempo de golpear a bola que volta, acertar o saque na área correta, criar jogadas e vencer o ponto, seja jogando sozinho ou em dupla. O processo de se superar, melhorar a técnica e o repertório de jogadas passa a ser contínuo, sempre elevando o nível do jogador, deixando-o apto para novas situações nas partidas.

Seja com amigos, em família ou conhecendo novas pessoas, crianças (saiba 3 benefícios para os pequenos fazerem aulas de tênis) e adultos se desenvolvem fisicamente, psicologicamente e aprendem grandes lições que ajudam tanto nas quadras como em outras situações da vida.
Considerando a situação ideal para a iniciação esportiva, as crianças que têm a possibilidade de iniciar a prática do tênis desde cedo, com bons professores e metodologias adequadas, são privilegiadas. Além de aprender mais facilmente as técnicas e táticas do tênis e ter maiores chances de se tornar um bom jogador quando adulto, o tênis será uma ferramenta importantíssima para a sua educação e formação pessoal. Ter disciplina e autocontrole, aprender os valores envolvidos no tênis, se relacionar com outras pessoas, saber lidar com vitórias, derrotas, momentos de pressão e a superação de dificuldades são algumas das situações pelas quais todo tenista deve passar e que colaboram muito para o amadurecimento do jogador na modalidade e na vida.

Por outro lado, muitos tenistas descobrem a modalidade já adultos. Alguns, sem um grande passado de prática esportiva, começam a jogar e se identificam com o tênis, passando a ter uma vida mais ativa e saudável. Outros, com experiências em outras modalidades (principalmente nas que envolvem contato físico), sentem-se atraídos pelo tênis ao descobrirem nele novos desafios esportivos e por se sentirem mais seguros, com menos riscos de lesões devido à ausência de disputa física, encontrando no tênis um esporte para continuar jogando por muito tempo.

Então, sabia que o tênis proporciona tudo isso e muito mais para quem o pratica? E você, gostaria de saber mais sobre como se joga, as regras, a pontuação e outros fatores que envolvem o tênis? Nos próximos artigos desta série eu vou te ajudar a conhecer mais sobre a modalidade, a entender por que é tão bom jogar tênis, a querer vivenciá-lo e fazer do tênis o seu esporte (e também dos seus filhos, caso os tenha).

Posted in Sobre o Tênis, Treinamento and tagged .

4 Comments

  1. Praticar tênis é cuidar do corpo e mente. Você se desconecta do mundo agitado, corrido e calmamente devolve a bolinha para o outro jogador. Esse estado seu com você mesmo é tudo o que preciso.

  2. Olá! Tenho muita vontade de aprender tenis, mas ainda não tive a oportunidade. Seria um sonho participar dos torneios e me tornar profissional. Com 21 anos, isso ainda é possível?
    Obrigada!

    • Olá, Abda! Como vai? Muito legal seu interesse. Para a sua faixa de idade existem diversos torneios na categoria “senior”, que tal experimentar e começar a jogar? E caso tenha interesse, está em produção um artigo sobre os caminhos que o tênis pode proporcionar (além da carreira profissional). Fique ligada! Abraços

  3. Excelente publicação e como mãe de uma criança que está tendo este aprendizado com o tênis, posso dizer que é muito enriquecedora para a vida dele e para o seu progresso no Tênis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *