Qual é a pressa? (parte 2)

Motivo 1: Físico. Desenvolvimento de uma base motora ampla e completa (Physical Literacy)

Olá pessoal! Conforme dito no texto anterior, um dos cinco motivos para que respeitemos as etapas de formação de tenistas é a busca pelo desenvolvimento de uma base motora ampla.

Um dos principais objetivos de qualquer aula esportiva e de educação física é auxiliar as crianças a desenvolverem de maneira completa todos os movimentos e habilidades motoras que um ser humano precisa para a sua vida diária. De maneira que, quanto mais frequentes e precisos forem os estímulos que levam a um bom desenvolvimento motor, maior será o repertório de movimentos que as crianças terão para sua vida. E, se pensarmos na formação de tenistas, esse desenvolvimento é especialmente importante.

Imaginemos agora que a formação a longo prazo de um tenista é como a construção de um prédio: para que se possa erguer corretamente um prédio de dez andares, é importante que a fundação (base), seja bem-feita e milimetricamente projetada pelos engenheiros. E, com certeza, constrói-se primeiro a fundação, para depois se iniciarem as obras de construção do restante do edifício. Caso contrário, o prédio teria uma base frágil, podendo até desabar e causar sérios problemas.

A mesma lógica se aplica à formação no tênis: se o professor/treinador se preocupar em ensinar técnicas avançadas muito antes do que seria necessário, sem dar a devida atenção ao desenvolvimento motor básico e às fases sensíveis para o seu sucesso, o tenista talvez saberá bater algumas bolas “como os profissionais”, mas terá uma “base frágil” que dificultará o aprendizado futuro de novas e essenciais habilidades. É como construir primeiro as janelas do prédio e envidraçá-las sem finalizar a fundação do edifício.

Sendo assim, se nas aulas para crianças o professor do seu filho sempre reserva um momento da aula para o treino de habilidades motoras básicas (pular, correr, arremessar, etc.), seja de forma técnica (circuito de habilidades) ou de forma lúdica (jogos esportivos), saiba que este professor está no caminho certo. Apesar de não “parecer” que essas atividades são ligadas ao tênis, podem ter certeza que sim: o treino de habilidades motoras básicas é importantíssimo para a formação qualificada de longo prazo do seu pequeno tenista.

Obrigado mais uma vez pelo prestígio e interesse em visitar o nosso blog! Espero vocês no próximo texto, que tratará sobre o ensino de técnicas corretas como mais um motivo para seguir as etapas de formação de jovens tenistas.

Obrigado e até breve!

Créditos das fotos: Tofu Fotos

Posted in Benefícios, Treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *