Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the instagram-feed domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/tenismais/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Tênis +

21 competências do professor de tênis

Olá! No post passado, falei a respeito da importância dos pais para o bom relacionamento do(a) filho(a) com o tênis, competitivo ou não. Na ocasião, outro importante personagem que mencionei foi o professor ou o técnico de tênis.
Se os pais são importantes para o bom desenvolvimento emocional do filho como um todo e para uma relação positiva e saudável com o tênis, o professor (ou técnico, caso seu filho decida pelo tênis competitivo) tem o papel essencial de guiar o tenista pelas diversas fases da prática esportiva.
Ao longo dos anos, já vi muitos professores estimularem a criança ou o adolescente de forma que ele, de um mero praticante de uma aula por semana, passa a amar o esporte, praticando todos os dias e aproveitando qualquer oportunidade para jogar aqueles “cinco minutinhos”. No entanto, já vi muitos alunos, inclusive adultos, ficarem sem motivação para ir às aulas, devido à falta de dinâmica nas atividades propostas (saiba a diferença entre aulas individuais e em grupo), ou a problemas na relação com seu professor.

Ou seja, o professor não é somente um replicador de atividades, mas sim um desenvolvedor de competências, talentos e aspirações. Quais atividades aplicar, em quais momentos e de quais formas — pensar sobre isso é fundamental para que o professor possa contribuir para a evolução adequada do tenista e aumentar sua motivação para a prática esportiva.
Se você é professor ou treinador, faça-se estas perguntas abaixo. A ideia é que possamos refletir sobre como está a nossa forma de trabalhar:

  • Qual tipo de interação você tem com seu aluno? Antes, durante, depois e entre as aulas?
  • O que você faz após um erro do seu aluno? De que forma você o corrige?
  • O que você faz após os acertos dele durante as atividades?
  • Qual é o seu feedback a ele depois das aulas?
  • Como é a sua abordagem de trabalho a depender da idade, nível de tênis e objetivos com a aula?

A partir desses questionamentos e também de artigos sobre liderança, listamos abaixo competências essenciais para um bom professor de tênis. 

  • 1. Foco na solução. Buscar a todo instante soluções ou alternativas para os problemas e obstáculos enfrentados no dia a dia das aulas e com os alunos.
  • 2. Conhecimento de pedagogia e didática de aula. Saber fazer e saber ensinar são dois conhecimentos distintos. Saber jogar tênis não significa que você saiba automaticamente dar aulas de tênis.
  • 3. Planejamento da aula/treino. Não é simplesmente entrar na quadra e “dar qualquer coisa”. Cada aula tem um porquê de ser daquela forma, naquele momento, para aquele aluno. O planejamento das aulas, não somente daquele dia, mas ao longo das semanas, é essencial.
  • 4. Execução de qualidade. Aplicar com qualidade e atenção cada atividade proposta em aula, atento ao desenvolvimento e reação de seus alunos.
  • 5. Busca da excelência constante. Sempre se atualizar, lendo artigos, livros, participando de cursos e conversando com colegas da área.
  • 6. Cumprir compromissos. Ser pontual e cumprir com aquilo que combina com seus parceiros e alunos.
  • 7. Compartilhar valores pessoais e do tênis. Tanto no seu discurso em aula quanto nas suas atitudes, buscar constantemente replicar os valores do tênis.
  • 8. Caráter. Ser transparente, justo e coerente com o que diz e faz.
  • 9. Equilíbrio emocional. Buscar sempre controlar as emoções e evitar mudanças repentinas de humor e, principalmente, fazer com que isso não afete negativamente a sua aula e seus alunos.
  • 10. Sabe avaliar. Avaliar de forma racional e equilibrada os treinos, torneios e atitudes de seus alunos sem subvalorizar e nem supervalorizar.
  • 11. Conhecimentos do tênis. O professor entende todos os processos e áreas do tênis (técnico, tático, físico, psicológico, pedagógico, etc.)
  • 12. Relacionamento 360º. Relacionar-se bem com todos — alunos, colegas, superiores, pais, etc.
  • 13. Saber ouvir. Buscar ouvir e entender as necessidades de seus alunos, bem como suas opiniões e impressões.
  • 14. Saber questionar. Buscar fazer as perguntas certas para desenvolver uma comunicação assertiva e empática com seu aluno.
  • 15. Diálogo aberto e honesto. Promover uma comunicação positiva e sincera, criando um bom clima nas aulas.
  • 16. Otimista. Ser positivo em relação à vida, ao tênis e aos seus alunos, fazendo com que eles também sejam.
  • 17. Boa tomada de decisão. Saber analisar a situação e tomar a melhor decisão para diversas situações.
  • 18. Saber gerir seu tempo. Conseguir organizar tanto o seu tempo da semana quanto a sua aula de forma a conseguir fazer tudo o que se propôs.
  • 19. Paciência. Saber esperar a evolução no tempo certo de cada aluno.
  • 20. Buscar inovação. Pensar, pesquisar e incorporar novas formas de trabalho que estejam alinhadas com a sua proposta.
  • 21. Método de trabalho. Possuir uma metodologia de trabalho específica a depender da idade, gênero, nível de tênis, objetivo com o esporte, etc.

Pais de esportistas, se estão lendo este texto, façam também uma autoavaliação com tais pontos, pois a maioria dessas competências é válida a vocês também.
Já tinha pensado em tudo isso antes? 

28 de junho de 2016 | Categoria: Tênis, Treinamento

Veja também