Tênis para desenvolvimento emocional do seu filho

Como ajudar meu filho a crescer? Essa é uma pergunta que com certeza vocês, pai e mãe, fazem constantemente. Não somente durante os primeiros anos da criança, mas ao longo de sua vida inteira. Mesmo quando crescidos, nos preocupamos constantemente com eles, se eles estão bem ou se precisam de algo.

Atualmente, a violência, a educação, a profissão, a crise e o futuro são temas de constante preocupação para os pais. A pergunta que fica é: como o meu filho pode se desenvolver o melhor possível em meio a tudo isso?

No que se refere à educação formal, aquela que é dada na escola, são oferecidos elementos que permitem à criança e ao jovem adquirirem conhecimentos dentro das matérias básicas. Porém, muitas escolas focam nessa questão e se esquecem de que existem outros fatores de sucesso para uma pessoa, que vão além dos conteúdos formais aprendidos na escola.

Segundo uma matéria da Revista Exame, 64% das demissões em empresas no Brasil ocorrem por problemas genuinamente comportamentais/emocionais, como, por exemplo, problemas de relacionamento com superior ou equipe, e 34% ocorrem por questões de baixo desempenho, o que pode estar relacionado tanto a uma questão técnica quanto a uma questão comportamental/emocional.

Em relação à vida pessoal, um artigo do site Infomoney aponta que, dos 10 maiores motivos que levam casais à separação, 6 se relacionam com questões comportamentais/emocionais, como a dificuldade de relacionamento com parentes, filhos ou com o próprio cônjuge.

A esse conjunto de habilidades — seja a respeito de nossos relacionamentos, seja a respeito de características nossas que manifestamos no dia a dia — damos o nome de competência emocional. Infelizmente, não conseguimos desenvolver de forma plena todas essas habilidades na escola.

O que fazer então? A Unicef, órgão máximo da ONU em defesa das crianças e adolescentes, afirma que “a prática de esporte é fundamental para o desenvolvimento de todas as crianças, pois aumenta a capacidade de aprendizagem, desenvolve outras aptidões e dá mais oportunidade para uma vida saudável”.

O esporte faz com que a criança, o adolescente e inclusive o adulto desenvolvam qualidades que vão além dos aspectos físicos. As habilidades emocionais são constantemente trabalhadas de forma a amadurecer os que praticam e as ajudam nos desafios em todas as esferas da vida.
O tênis, esporte cada vez mais praticado no Brasil, não foge à regra e proporciona, através dos seus treinamentos e competições, o aprimoramento constante das habilidades emocionais, desenvolvendo competências que todos os seus praticantes, mas principalmente a criança (saiba 3 motivos para crianças fazerem aulas de tênis) e o adolescente, levarão para o resto de suas vidas.

Podemos listar, pelo menos, 12 habilidades essenciais que o TÊNIS ajuda a desenvolver na criança e no adolescente:

  • Comprometimento: adotar a prática do tênis, de forma constante, durante um período de tempo.
  • Disciplina: aprender a seguir regras estipuladas dentro das aulas ou jogos.
  • Responsabilidade: cuidar de seu material e ficar atento aos horários marcados.
  • Autocrítica e autopercepção adequadas: através de reflexões sobre desempenho em exercícios e jogos, sem super ou subvalorizar as análises.
  • Controle emocional: manter o equilíbrio emocional em situações adversas da aula ou jogo.
  • Automotivação e positividade: manter-se positivo e automotivar-se em jogo ou em algum objetivo no treino.
  • Resiliência: manter-se firme e superar adversidades como cansaço, dores, etc.
  • Estabelecimento de objetivos: saber a importância dos objetivos para um exercício ou jogo e como estabelecê-los.
  • Concentração: ter atenção total no treino ou jogo.
  • Foco: capacidade de manter a atenção, priorizar as atividades envolvidas, em prol da conquista de um objetivo.
  • Cooperação: ajudar e apoiar um colega em treino ou em jogo, ou mesmo ajudar o professor em alguma tarefa.
  • Trabalho em equipe: saber treinar e jogar junto com outros colegas de forma coordenada em prol de um objetivo estabelecido — por exemplo, vencer uma partida de duplas ou conseguir alcançar um objetivo proposto em um exercício em aula que dependa de todos os envolvidos.

Nos próximos posts escreverei sobre como o TÊNIS pode ajudar a desenvolver cada habilidade e sobre como essa habilidade ajudará seu filho nas mais diversas situações do dia a dia. Afinal, o que buscamos a todo o momento é que o nosso filho seja feliz. Assim, desenvolvendo essas habilidades, fortalecemos o lado emocional dele para que ele possa enfrentar de forma construtiva os desafios da vida!
Até lá!

Posted in Benefícios, Sobre o Tênis and tagged .

3 Comments

  1. Depois que minha filha começou a fazer aulas de tênis teve uma boa melhora nas atividades escolares com mais facilidade de concentração e melhores notas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *